Lição de Sustentabilidade na Escola

Nossa proposta aqui é sempre compartilhar boas ideias que colaborem para que o nosso planeta azul fique cada vez mais azul, não é mesmo? Com ar respirável, rios limpos, recursos naturais em abundância. Quem ainda não viu, vale a pena acompanhar as ideias que o “SP mais Limpa” vem contando semanalmente através de um quadro no SP TV da Globo. Fica aqui o link http://glo.bo/Kq9cHm .
Tenho que reconhecer que a Globo está fazendo a sua parte!
Acompanhem esta história que foi ao ar, ontem, no telejornal local, próximo da hora do almoço. Os alunos desta escola estão fazendo muito bem a parte deles! E logicamente que a diretoria também! Nota Dez!

Alunos do colégio Mater Amabilis, em Guarulhos, na Grande São Paulo, tomaram a iniciativa de discutir a destinação correta do lixo e a importância da reciclagem de materiais. A preocupação com meio ambiente é assunto na sala de aula.
Tudo começou com o óleo de fritura. Na cozinha da escola, são usados 40 litros por semana. “Foi uma escolha dos alunos, quatro anos atrás. Eles escolheram a empresa para quem a gente poderia doar e hoje tem uma destinação certa esse óleo”, diz Luiz Trevisan, responsável pelo restaurante.
O óleo usado é colocado em galões que são recolhidos pela empresa que faz a reciclagem. Os alunos também criaram um ponto de entrega voluntária de óleo, que pode ser trazido de casa e entregue para a mesma empresa.
Em outra sala, o assunto é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre vários pontos, a lei estabelece que fabricantes são responsáveis pela logística reversa. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, precisam ser recolhidas, descontaminadas e reaproveitadas. As empresas têm até 2014 para se adequar.
Os alunos decidiram não esperar. Na escola, 80 lâmpadas são descartadas por mês, e o que não serve mais para iluminar as salas tem um destino responsável. “Os alunos descobriram uma empresa, aqui em Guarulhos, que faz a descontaminação das lâmpadas. Por iniciativa deles, descobriram, viram o valor que é de R$ 0,60 cada lâmpada, e a escola paga por esse serviço”, diz Antonio Carlos Ceminaldo, encarregado de patrimônio.
Agora, a ideia é acabar com o desperdício de copinhos plásticos. Eles são usados na escola toda, inclusive na sala dos professores. Vinte professores frequentam a sala, e cerca de 500 copinhos descartáveis são usados diariamente. Por isso, a escola está substituindo os copos de plástico por canecas, que podem ser usadas mais vezes.
Ao todo, a escola comprou 2.200 canecas, cada uma por R$ 2. Com o investimento, pretende-se deixar de comprar e jogar fora 60 mil copinhos por mês. “A gente recupera o custo investido nas canecas em três meses”, afirma Eliz Zancanaro, coordenadora de projetos ambientais.
Abaixo um dos programas da série, mas não este, que ainda não foi disponibilizado. Assista, você também pode fazer a sua parte!

Deixe um comentário